quarta-feira, 23 de maio de 2012

Escola: Duque de Caxias
Data. 23/05/2012 Turma.Quinto ano C
Professora. Julina Maciel de Oliveira
   
Cordel criado pela turma  em homenagem ao Rei do Baião

Estamos em 2012
Centenário do rei do baião
Como estamos felizes
Ouvindo suas belas canções

Luiz Gonzaga esse ano
Está completando 100 anos
Por isso nossa escola
Esta lhe homenageando

O nosso rei do baião
Foi um artista muito famoso
Pois retratava nas suas canções
A realidade do sertão.

Cantava a seca nordestina
Com muito amor no coração
Mais nunca esqueceu que um dia
Saiu da sua terra natal
Pra tentar a sorte na cidade grande

Na cidade grande encontro
Muitas dificuldades e alegria também
Pois tocava sua sanfona
E alegrava multidões.

As multidões a creditavam
Que ele iria fazer muito sucesso
Pois nesse artista
O brilho de uma estrela na testa.

3 comentários:

  1. Julina, conte como foi produzido esse texto com a turma. Eles fizeram alguma pesquisa, foi produzido por partes em grupos ou com todos juntos usando o quadro? Como foi o processo? Ficou muito bom!!

    ResponderExcluir
  2. Raquel,
    aconteceu primeiro fiz a leitura de vários cordeis...depois pedir aos alunos para pesquisarem no uquinha, como tambem no infocentro, ai pedir para fazerem versos em casa e trazerem para sala, ai peguei coloquei alguns na lousa e fomos no coletivo melhorando algumas palavras ate que chegou o produto final....foi bem interesante pois tudos deramm a sua contribuição...

    ResponderExcluir
  3. Essa forma de produção é ótima pois além de todos darem sua contribuição o professor pode ir chamando a atenção para alguns aspectos que muitas vezes eles não percebem sozinhos, como a segmentação das palavras, títulos, organização dos espaços no papel. Dê segmento a esse trabalho, (talvez com outros temas, diante do termino do projeto), mas talvez agora já seja possível que eles tentem escrever "sozinhos" e fazer esse trabalho de reescrita com eles é bem rico, ainda que sejam pequenos versos. Dá bastante trabalho, mas o uquinha ajuda, pois nele não é necessário apagar e reapagar. Trocar palavras de lugar, pensar que letra se usa em determinado local, o que e como quero escrever é um processo de criação e aprendizagem. Se achar que há possibilidade, tente trabalhar com duplas.No Tux também dá para ilustrar esse material e não deixe de postar no blog.

    ResponderExcluir