Escola Municipal Duque de Caxias
Diretora - Mariene Batista
professora -- Julina Marciel
Coordenadora - Enilza Martins
Sequência de Atividade
O quinto ano resolveu nesse bimestre realização várias ações voltada a construção de algumas regrinhas para melhor pontuar seus textos.
No primeiro momento a pró leu um texto sem realizar nenhuma parada, ou seja, leu corrido. Oa alunos perguntaram por que a senhora leu dessa forma, não entendemos nada.
A pró aproveitou o momento para dizer que o texto não tinha pontuação, então também não tinha parada na fala, Entregou o texto para o aluno e pediu para que cada um lesse a sua maneira. Dessa forma alguns foram percebendo a importância do uso dos sinais de pontuação.
Em seguida foi proposto a construção de um painel com os sinais de pontuação que eles sentiram ausência no texto, após pesquisa sobre a sua finalidade. O cartaz foi construído com a participação de todos os alunos.
Segundo momento cada aluno receberá uma atividade xerocada, parte da história de Chapeuzinho vermelho em que solicitava pensar sobre os dois pontos. o ponto de interrogação, o travessão e o ponto final. Eles irão ler o trecho, refletiram sobre ele e começaram a colocar em jogo o que sabiam, tendo o painel como suporte e pontuando-o . Em seguida foi feita a revisão em dupla.
Se alguém tiver sugestões colabore.
Jú essa forma de trabalhar com pontuação é muito interessante e pode ser realizada no editor de texto do Uquinha. Sem precisar imprimir ou colocar textos no quadro. Coloque o texto sem pontuação no blog ou em um pen drive. Eles copiam do original e colam no seu esditor de texto. Aí é só realizar a pontuação. Na net também tem frases e pegadinhas com pontuações em locais diferentes, mudando o sentido da frase, que são legais para ilustrar o quanto é importante pontuar.
ResponderExcluir